Caso Clínico
judite nunes
Caso Clínico
Contexto Clínico

O quadro clínico da Judite Nunes era um caso que exigia uma reabilitação total severa de toda a estrutura oral. Além da perda dentária, indícios de contração maxilar, ainda apresentava raízes apodrecidas e graves sintomas de periodontites, e que podiam levar a danos irreversíveis do osso e tecidos.

Estado do Paciente

Os inconstantes cuidados com a higiene oral foram os principais motivos para a paciente ter chegado a este estado.
Além disso, ao longo do tempo, muitas foram as idas ao dentista por causa de vasos sanguíneos que se foram deteriorando. Dentes partidos, infeções recorrentes na raiz, dores e inchaço facial, foram um pesadelo para a paciente. O quadro não era, de todo, favorável.
A paciente perdeu a confiança, tinha vergonha de conviver e sentia-se desconfortável. "Eu não conseguia comer maçãs e, quando mastigava uma sanduíche, estava sempre preocupada”.

Análise Preliminar

Uma solução total era o caminho mais indicado. Contudo, antes de partir para essa resolução, foi necessário analisar cuidadosamente o histórico dentário da paciente.
Além disso, foi preciso elaborar um diagnóstico com recurso a fotografias intra e extra orais, radiografias peri-apicais, ortopantomografia, CBCT (cone beam computed tomography) e exame clínico geral.
Feitos estes exames, a base de trabalho começou com o levantamento de necessidades:

• Doenças crónicas dentárias?
• Retração da gengiva?
• Elevação do seio?
• Enxerto ósseo?
• Tecidos?

Procedimento

Todos os dentes foram extraídos e foram colocadas arcadas inferior e superior.
Devido às deficiências na crista óssea alveolar, foi necessário reconstruir a arquitetura óssea, de forma a colocar os implantes dentários na posição ideal e proporcionar uma estabilidade no tempo.
Num primeiro momento, foram colocadas soluções temporárias, de forma a que o tecido gengival cicatrizasse. Mais tarde, depois da cicatrização e de a linha gengival assentar, foram colocadas as próteses fixas definitivas.

Resultados

A paciente Judite Nunes admite que é uma pessoa completamente nova. “Definitivamente, vale a pena investir em Implantes Dentários. A colocação de Implantes Dentários deu-me a liberdade para voltar a sorrir sem constrangimentos!”
Ao nível clínico, conclui-se que o planeamento foi uma etapa fundamental, tanto para a fase cirúrgica quanto para a fase protética, por ter proporcionado segurança na instalação dos implantes dentários e na reabilitação final. É essencial criar método, para que todo o processo seja controlado e passível de ter datas.

+