Swiss Dental BioHealth Clinic
Swiss Dental BioHealth Clinic

Origem

O que é a Medicina Dentária Biológica?

Este termo refere-se à área da Medicina Dentária que considera o organismo "humano" como um corpo "biológico". A abordagem da Medicina Dentária Biológica consiste em aceitar as relações lógicas entre os sistemas do organismo humano, principalmente todas as funções ligadas à Saúde Oral.
Isto porque nenhuma outra área do nosso organismo é tão saturada com equipamentos metálicos, ligas, materiais tóxicos, raízes infetadas ou inflamações, quer seja na boca ou no maxilar.

Abordagem

A Nossa Abordagem

O objetivo da Medicina Dentária Biológica é eliminar as fontes de stress e aliviar o Sistema Imunológico o mais rapidamente possível, aquando de um procedimento dentário, principalmente na Implantologia Dentária.
Por outras palavras, é uma área da Medicina Dentária que explora tratamentos alternativos, considerando diversas opções em todas as decisões e ações. Se o profissional optar por determinado caminho, sabe que as técnicas e equipamentos utilizados são livres de perigo para o organismo.

Processo
O Sistema Mastigatório como ponto de partida!
O Sistema Mastigatório está intimamente ligado a todo o corpo. Quase todos os órgãos sensoriais estão dispostos sobre a cavidade oral.
Prova disso é o facto de tanto a estática da coluna vertebral como a circulação sanguínea e a drenagem venosa do cérebro dependerem da articulação maxilar. Em caso de contração maxilar por perda dentária, ocorre uma compressão da região que contém os grandes vasos que sustentam o cérebro.
É por isso que cerca de 60% de todas as doenças crónicas têm origem no na cavidade oral.
A ligação direta com a Implantologia Dentária
A Implantologia Dentária é a porta para um mundo de soluções fixas e permanentes. E quando a Medicina Dentária Biológica entra em ação no campo da Reabilitação Oral é com o objetivo de minimizar os efeitos de medicação e materiais.
Na Implantologia Dentária, as soluções de Reabilitação Oral têm a cerâmica como material principal.
Além dos aspetos biofuncionais, as questões estéticas começaram a ganhar relevância, e assim surgiram os implantes cerâmicos (nomeadamente, em zircónia) como alternativa aos implantes de titânio (metal). Estes são Implantes Dentários brancos, como a cor dos nossos dentes.
Inovação e Investigação
Swiss Dental BioHealth Clinic: Um Conceito Inovador
Com objetivo de explorar e inovar no mercado da Medicina Dentária, no CEROA – Centro Europeu de Reabilitação Oral Avançada, começaram a ser desenvolvidas técnicas de Medicina Dentária Biológica.
O conceito Swiss Dental BioHealth Clinic é, assim, um caminho para a evolução das técnicas de Implantologia Dentária e que permitir que os Médicos Dentistas descubram novas valências para a sua prática clínica.
Nesta área, os nossos profissionais trabalham diariamente para obter os melhores resultados na colocação de Implantes Dentários, tirando partido de materiais como a cerâmica.
Vantagens da Medicina Dentária Biológica

Além de ser um tipo de prática diferente no que toca à abordagem, é um procedimento que traz inúmeras vantagens para a Saúde Oral.

Implantologia Dentária sem metais
Restauração Dentária Total
Medicina Dentária Holística
Medicina Humanista
Técnicas revolucionárias
Prática clínica diferenciadora
Como?

Na prática, o procedimento da Medicina Dentária Biológica é muito simples e traduz-se em apenas 3 passos.

Diagnóstico

O tratamento começa com um exame abrangente e um questionário de histórico dentário. Parte do processo de diagnóstico envolve a preparação de uma imagem tridimensional de raios-X, assim como testes imunológicos e testes de intolerância, para perceber onde está o problema.

Tratamento Imulógico

O conceito de Medicina Dentária Biológica inclui um tratamento imunológico, a fim de preparar o paciente da melhor maneira para a cirurgia e também para a fase pós-operatória. Para a administração de uma medicação adaptada e focada nas verdadeiras necessidades do paciente, é feita uma análise completa do seu histórico médico.

Reabilitação Oral Total Avançada

O último passo é a Restauração Dentária. A remoção dos dentes remanescentes, quando deteriorados, das arcadas superior e inferior abre o caminho para uma solução fixa, através da colocação de Implantes Dentários. Assim que uma situação saudável for alcançada por esse processo, as próteses provisórias de longo prazo serão substituídas pelas próteses de cerâmicas finais.

Estudamos, Aprendemos e Investigamos!

Assim, através do Swiss Dental BioHealth Clinic, caminhamos para um universo mais rico e focado no paciente. Estudamos, aprendemos e investimos na prática humanista e no cuidado com todo o processo de Reabilitação.
Estas abordagens provam que é possível fazer a diferença e consciencializar profissionais da área da Medicina Dentária para novos horizontes médicos.

+